domingo, 27 de março de 2011

Sobreveviendo - Mercedes Sosa


Sobreviviendo - Mercedes Sosa

Me perguntaram como vivia, me perguntaram
'sobrevivendo' disse, 'sobrevivendo'
Tenho um poema escrito mais de mil vezes
Nele repito que enquanto alguém
Proponha morte sobre esta terra
E se fabriquem armas para a guerra
Eu pisarei esses campos sobrevivendo
Todos ante ao perigo, sobrevivendo
Tristes e errantes homens, sobrevivendo

Sobrevivendo, sobrevivendo
Sobrevivendo, sobrevivendo

Faz tempo que não rio, como faz tempo
E isso que eu ria como um pintassilgo
Tenho certa memória que me entristece
E não posso esquecer de Hiroshima
Quanta tragédia, sobre esta terra
Hoje que quero rir apenas se pudesse
Já não tenho o riso como um pintassilgo
Nem a paz do auge do mês de janeiro
Ando por este mundo sobrevivendo

Sobrevivendo, sobrevivendo
Sobrevivendo, sobrevivendo

Já não quero ser somente um sobrevivente
Quero eleger o dia para minha morte
Tenho as mãos novas, vermelha sangue
A dentadura boa e um sonho urgente
Quero a vida para minha semente
Não quero ver um dia manifestando
Pelo paz no mundo aos animais
Como me riria esse louco dia
Ele manifestando-se pela vida
E nós apenas sobrevivendo, sobrevivendo

Sobrevivendo, sobrevivendo
Sobrevivendo, sobrevivendo

Esta linda música de uma das maiores cantores de toda América Latina, Mercedes Sosa, nos leva a pensar de em toda destruição que o homem pratica com seus semelhantes e com os animais, das guerras que fazemos pelos mais insignificantes motivos, recursos que poderiam ser usados para melhorar a vida de muitos e que são usados para destruir cidades, países, objetos históricos, animais, florestas e, principalmente, vidas.
Como nos diz a música, já não podemos apenas ser sobreviventes de um mundo louco cheio de destruição, temos que mudar essa realidade para melhor e começar essa mudança já, antes que seja tarde demais.

Um comentário:

  1. Oi, escrevi recentemente um texto sobre as desigualdades sociais entre alguns bairros de São Paulo que fazem fronteira entre si e que convida o leitor a participar dessa discussão a dar exemplos também da região onde vive.
    Gostaria de saber se posso publicar este texto no seu blog. Me envie um e-mail para vgeraldes@vivareal.com para podermos conversar.

    Obrigado.

    ResponderExcluir